Publicado por
Hiago Branco
16
de
August
de
2021
A compatibilização de projetos é uma busca constante das empresas de engenharia e construção civil. Ela evita que uma série de erros ocorram na execução e gestão da obra e uma das formas de alcançá-la é por meio da utilização da metodologia BIM.
O BIM está se popularizando no país especialmente por conta do Revit, mas não se resume a esse software. Com o intuito de relatar o que é o BIM, suas dimensões e discorrer sobre as suas vantagens, fizemos este artigo para você.
BIM é a sigla para Building Information Modeling, que em tradução livre é Modelagem de Informação da Construção. Essa metodologia de projeto e construção veio para substituir o uso do Autocad. A principal característica dessa tecnologia se dá no uso de informações paramétricas para obtenção do modelo da construção.
Mas afinal, o que são informações paramétricas? De forma resumida, são dados que apresentam informações integradas entre diferentes sistemas. Dessa maneira, a alteração de um elemento no projeto altera ele em todos os itens que está presente.
Por exemplo, ao mudar o tipo de alvenaria das paredes de tijolo cerâmico para bloco estrutural, o programa muda, automaticamente, os cortes e a espessura da parede, assim como informações relativas à estrutura, orçamento, 3D, entre outras informações.
Desse modo, a parametrização do BIM é, certamente, a característica mais importante da tecnologia. Outro ponto importante a comentar sobre o BIM é a mudança que esta metodologia gerou na construção de projetos.
Antes, os arquitetos e engenheiros acabavam adotando o péssimo ato de projetar de acordo com as limitações do 2D. Isso é, do Autocad. Com a implementação e popularização do BIM, a concepção do projeto pode ser feita a partir de uma noção completa do produto final da obra.
Isso acontece pois o primeiro processo feito é a elaboração do 3D da construção e a partir dele são geradas as plantas técnicas (planta baixa, corte, planta de cobertura, entre outros).
Ademais, outras informações importantes do BIM estão relacionadas a suas dimensões. São elas:
Agora falaremos sobre as vantagens do uso da ferramenta BIM nos processos da construção civil.
A redução de custos nos processos que se referem ao projeto e execução de obras é uma das principais vantagens do uso do BIM para construção civil. Ao ter o BIM como norte para os processos, as empresas podem contar com uma grande redução nos custos e economia de recursos.
Entre as diferentes alternativas que contribuem para isso, podemos falar sobre uma base de dados atualizada — que exclui erros de gestão de estoque e compras, redução de perdas e desperdícios ao longo da cadeia produtiva, execução de tarefas em tempo reduzido, maior efetividade dos custos de produção.
A profissionalização do negócio requer uma maior precisão na execução dos processos. Dessa forma, ao vincular os processos do escopo com o planejamento, é possível obter maior precisão quanto ao serviços e modelo que serão executados pela empresa.
Ademais, é possível simular diversas possibilidades de cenário para que o melhor seja definido e para que os possíveis problemas sejam identificados antes da elaboração dos processos. Assim, evitam-se atrasos e promove-se a redução de custos.
Outro fator importante a mencionar é que as análises são mais precisas, uma vez que elas podem ser feitas de forma completa durante o planejamento — e não tomadas ao decorrer da execução, como ocorre tradicionalmente. Isso diminui os erros que ocorrem no canteiro de obras e aumenta a produtividade no setor.
A própria concepção da metodologia BIM permite que se tenha uma noção completa do projeto antes mesmo da sua execução. Isto é, ao montar o projeto, o profissional responsável pelo gerenciamento do projeto consegue analisar, em detalhes, todos os elementos que irão compor a futura obra.
Dessa maneira, os erros inesperados que costumavam ser observados apenas em obra podem ser evitados de maneira prévia, ainda na fase de projeto e planejamento, gerando um resultado mais eficiente a todo o processo de planejamento e execução da obra.
A produtividade está relacionada tanto ao aumento da qualidade dos produtos elaborados, quanto à maior quantidade de produtos (projetos e obras, para a construção civil) em menos tempo. Desse modo, o uso do BIM permite que o tempo de execução do projeto e de diferentes serviços ao longo do projeto e obra sejam reduzidos.
Isso ocorre tanto pela eficiência do banco de dados criados, quanto pela facilidade na inserção e alteração de informações, além da precisão que os recursos conferem a mapeamento e imagens.
Ademais, há o incentivo à fluidez das comunicações entre as equipes e maior facilidade para localizar dados e informações referentes à obra.
O uso da metodologia BIM permite que se tenha um mapeamento completo dos processos da construção nas suas mais variadas áreas. Dessa forma, os fluxos de trabalho tornam-se mais factíveis a gestão em cada fase da obra.
Entre as vantagens nesses quesitos, podemos mencionar o dimensionamento correto da equipe, integração entre as etapas do projeto, planejamento mais refinado das operações em campo e facilidade de localização de dados e informações estratégicas referentes ao projeto.
A capacidade de fornecer e armazenar dados precisos conferem aos softwares que utilizam a metodologia BIM excelentes dados no que se refere aos estudos de impacto ambiental.
Assim, é possível obter, com riqueza de detalhes, previsão de emissão de poluentes, alteração no ambiente e ecossistema da região, impacto das construções às comunidades locais, mapeamento de áreas vulneráveis a perfurações, etc.
Ademais, também é possível obter um estudo mais preciso sobre incidência solar na edificação, estudo de ventilação e construção de um sistema de abastecimento inteligente. Assim, obras mais sustentáveis, como as de bioarquitetura, podem ser elaboradas com maior precisão.
Assim como outras áreas técnicas, os serviços de construção e engenharia sofrem certa resistência quanto ao trabalho em equipe. Desse modo, o sistema BIM tem muito a contribuir por sua natureza coletiva e interdisciplinar. Ele funciona como um catalisador de informações necessárias para todos os setores da empresa.
Assim, essas informações podem ser utilizadas — e criadas — por toda a equipe. Esse uso e criação coletiva incentiva a cultura do trabalho em equipe, promovendo um clima organização mais harmonioso.
Deixamos ao final o que é a maior qualidade da tecnologia BIM: a compatibilização de projetos. Isso ocorre pela integração de equipes, que podem trabalhar ao mesmo tempo em um mesmo projeto. Isto é, reunindo profissionais do planejamento, orçamento, arquitetura e engenharia.
Essa integração demanda que os componentes do time sejam treinados a fim de trabalhar em conjunto, pensando no resultado final. Assim, os modelos construtivos são elaborados levando em consideração uma série de informações hierárquicas e qualificadas.
Sendo assim, a compatibilização de projetos é praticamente garantida com o uso da tecnologia BIM, desde que os processos sejam utilizados de maneira adequada. Além disso, todas as outras vantagens apontadas são obtidas. E você, o que está esperando para utilizar essa tecnologia em sua empresa?
Gostou do que leu? Então, saiba como funciona o orçamento de obra em modelo BIM!
Fique atualizado de nossos conteúdos e materiais que irão ajudar você á ter sucesso!