BLOG

Orçamento de Obras: Como lidar com a variação dos custos durante a execução de um projeto de construção

Compartilhe essa publicação
Aqui você vai encontrar:

Você tem um projeto bem feito, uma equipe competente, uma lista bem orçada de materiais de qualidade, no entanto, a variação dos custos do orçamento de obras foi acima do previsto. O que fazer?

Primeiramente, saiba que nem todas as empresas tem o gerenciamento de custos como prática, o que faz com que a variação dos valores previstos acabe sendo diferente na hora de executar a obra.

São diversos os fatores que influenciam essa diferença, inclusive a própria variação dos custos da construção em geral, como o Sistema Nacional de Preços e Índices para a Construção Civil (Sinapi) que varia mensalmente e pode influenciar o orçamento de obras.

Mas então como lidar com essa variação de custos? O que é possível fazer para manter o orçamento alinhado com a execução? É sobre isso que vamos falar agora. Acompanhe!

Leia também: Base de preço orçamentária na Construção Civil: dicas para orçamentos precisos e competitivos

O que causa a variação de custos na execução do projeto de construção?

Sabe-se que qualquer variação de custos no orçamento de obras pode causar um grande impacto no valor final. Aditivos contratuais nunca são bem-vindos e causam dor de cabeça para todas as partes envolvidas. Mas afinal, o que causa essa variação?

Existem diversas falhas que podem ocorrer durante a execução da obra que podem causar essa variação. As principais são:

  • Diferença de preço entre o valor orçado e o comprado, preços defasados e índices desatualizados;
  • Mudança do escopo durante a execução do projeto;
  • Falta de monitoramento e controle na execução dos serviços;
  • Problemas relacionados à segurança do trabalho;
  • Falta de atenção às previsões meteorológicas;
  • Erros na elaboração do orçamento, no quantitativo, no detalhamento e compatibilização de projetos;
  • Falta de comunicação entre equipe e cliente;
  • Problemas com aprovações em relação aos órgãos governamentais, tributos, leis trabalhistas e medidas regulatórias;
  • Falta de gestão de risco;
  • Entrega de materiais fora do prazo;
  • Falhas na elaboração do orçamento, como não levar em conta despesas indiretas e falta de detalhamento.

Quais as consequências dessa variação de custos?

Além do prejuízo financeiro, ainda existem outras consequências da variação dos custos da obra, tais como:

  • Atraso na entrega da obra: aumento nos custos, retrabalho e gastos inesperados podem causar atraso em todo o projeto;
  • Inviabilização do projeto: quando há uma variação de custos muito grande pode acarretar na impossibilidade da continuação das obras;
  • Insatisfação: tanto do cliente final quanto da própria equipe, causando até uma baixa produtividade;
  • Pagamento de multas: quando os gastos não são compatíveis com os fechados em contrato podem gerar multas;
  • Problemas jurídicos: estes podem vir de quem adquiriu a obra, de fornecedores, da mão de obra, entre outros;
  • Perda de futuros contratos: a insatisfação pode acarretar no não fechamento com os clientes e prejuízo na imagem da empresa.

A importância do gerenciamento dos custos da obra

A principal função do gerenciamento de custos é fazer o possível para que os valores orçados durante a execução dos projetos tenham a mínima variação até o final da obra. Já se pratica o gerenciamento como conhecemos desde a década de 1950 e este envolve as etapas de planejar, monitorar e controlar todos os custos de projetos.

Por mais que não exista um percentual de desvio orçamentário universalmente aceito como tolerado na gestão dos custos de uma obra, já que pode variar dependendo do tipo, tamanho e complexidade do projeto, o papel do gerenciamento é cumprir as metas financeiras e evitar prejuízos significativos.

Esse tipo de gerenciamento é fundamental que, se for mal feito, pode prejudicar todas as outras áreas e o projeto como um todo.

Um bom gerenciamento controla os custos de maneira planejada, sem esquecer de nenhum detalhe nem etapa, sempre o mais próximo possível da realidade. É através dele que se define as compras, os prazos, quais serão as reservas necessárias para imprevistos e contingência de riscos.

Também é com ele que se controla o orçamento, monitorando o andamento do projeto e comparando o provisionado com o que está realmente sendo gasto. Portanto, essa é uma das tarefas mais importantes do gerenciamento de custos.

Como fazer orçamento de obras

Por mais que o orçamento seja feito de forma organizada em relação às etapas da obra, ele é um documento dinâmico. Ou seja, atualiza-se constantemente tanto com informações do projeto quanto das etapas já executadas. Por conta disso, necessita de revisões periódicas para que possa antecipar essas alterações.

Todo orçamento precisa ser, além de detalhado, transparente para toda a equipe. Assim, todos podem acompanhar e colaborar com o andamento dos custos sem comprometê-lo. Por conta disso, o documento deve conter, além dos custos, o cronograma de compras, levando em consideração a disponibilidade dos fornecedores.

Para ser bem executado, o orçamento de obras precisa contemplar todas as etapas, serviços e quantitativos, levando em consideração as seguintes despesas no orçamento:

  • Mão de obra;
  • Materiais;
  • Compra e/ou aluguel de equipamentos;
  • Serviços terceirizados;
  • Recursos de tecnologia, como softwares;
  • Valor de aluguel de serviços e locais;
  • Custos adicionados para que se possa lidar com riscos.

Software para orçamento de obras

Para garantir que a variação dos custos do orçamento de obras seja a menor possível, conta-se hoje com o auxílio da tecnologia.

Os softwares de gestão e orçamento fazem o acompanhamento da obra em todas as suas etapas, auxiliando a identificar seu desempenho e prever possíveis problemas. Com eles é possível fazer controle de estoque, gestão de compras, elaboração de orçamento, cronograma e muito mais, colaborando com a comunicação entre as equipes.

Com o OrçaFascio, o orçado sempre possui alta precisão, estando em conformidade com todas as regras de orçamentação do TCU e da Caixa Econômica Federal. Além disso, com os nossos módulos de Planejamento e Diário de Obras, fica muito mais fácil controlar os custos e o canteiro de obras com facilidade, garantindo lucros e respeitando o orçamento.

Inclusive, você pode fazer um teste grátis. Experimente aqui a plataforma de orçamento de obras online e tenha o canteiro de obras na palma da sua mão.

Leia também: Como fazer um orçamento de obra

Fique por dentro das novidades sobre tecnologia da construção civil acompanhando sempre o Blog da OrçaFascio.

Compartilhe essa publicação