SICRO, nova base amplia possibilidades de composições

Mais de 30.000 usuários revolucionando suas obras com a OrçaFascio
Teste Grátis

A base SICRO utilizada pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes - DNIT abre leque de possibilidades para empresas e equipes de orçamentistas.

Para ampliar o seu know-how e aumentar as possibilidades de empresas da construção civil, engenheiros e orçamentistas, o site Orcafascio.com incorporou ao seu sistema mais uma base de preços nacional dessa vez , voltado a orçamento de estradas e rodovias, o Sistema de Custos Rodoviários - SICRO.

O Sistema é usado como valor referencial para obras pelo DNIT tanto para insumos quanto para serviços a serem considerados nos orçamentos de obras licitadas. Este sistema permite ao governo contratar obras de qualidade por preços competitivos.

Ter o maior número de bases dentro do sistema é uma meta sempre perseguida pelo Orcafascio.com, empresa que vem crescendo exponencialmente todos os anos.

A empresa iniciou os trabalhos em 2011 utilizando apenas uma tabela, a  SINAPI, sempre atualizada pela Caixa Econômica Federal, mas , como as empresas sempre precisam de outras bases para criar seus orçamentos a empresa decidiu dar uma mãozinha a seus usuários.

“Essa é uma base que complementa o sistema. Nós já temos uma base muito forte que é a SINAPI no sistema mas, ela não tem coisas que a SICRO tem, então , uma complementa a outra o que aumenta o leque de possibilidades para  engenheiro e sua equipe”, explicou Fabio Santos CTO do Orcafascio.com.

O SICRO não é uma simples tabela de preços, mas um levantamento que traz um conjunto de variáveis. Essa pesquisa tem uma metodologia de formação de preços que considera a grande variação regional e temporal desses valores, em função da disponibilidade dos insumos e das distâncias dos centros de produção, além de fatores econômicos como a demanda gerada pelo nível de investimento em obras da região.

Segundo informações do próprio DNIT o sistema faz pesquisa nas capitais do país o preço dos insumos utilizados nas obras. Não é possível fazer uma simples comparação entre uma coleta específica com o resultado final de todas as 20 mil amostras, feitas em todos os estados da Federação pelo DNIT.

Podemos citar como exemplo dessa variação, a brita, ou pedra britada, que no SICRO de Santa Catarina e Mato Grosso é cotada a cerca de R$ 36,00/m³, enquanto no do Amazonas e Acre é cotada a R$ 150,00/m³ (preços nas respectivas capitais em janeiro de 2011).

Como a brita é um insumo básico para as obras do DNIT, essa variação afeta a estimativa de preço de itens como o concreto, a mistura asfáltica, a construção de pontes e viadutos, dentre outros.

Compartilhe esse texto
Modelo de edital de licitação retrofit para prédio administrativo 
Baixe agora mesmo
Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form.
Live especial OF ESTRUTURAL 2.0
A revolução do seu detalhamento estrutural no Revit
Inscreva-se

Perguntas Frequentes

Veja outros artigos

Curva ABC na construção civil: como usar para controlar custos e orçar melhor

Curva ABC na construção civil: como usar para controlar custos e orçar melhor

Entenda como a Curva ABC deixa de ser teoria administrativa e vira ferramenta prática de engenharia de custos 
2/11/2026
Leia mais
As Built: o que é, normas e como impacta custos e gestão de obras

As Built: o que é, normas e como impacta custos e gestão de obras

Por que o As Built é o verdadeiro “RG” da edificação e um ativo estratégico para a engenharia 
2/9/2026
Leia mais
Modelo EAP na construção civil: como estruturar corretamente

Modelo EAP na construção civil: como estruturar corretamente

Entenda como montar uma EAP técnica, conectada ao orçamento, cronograma e controle de obra.
20/2/2026
Leia mais
Base SICRO