BLOG

As curiosas estruturas de arranha céus de madeira

Compartilhe essa publicação
Aqui você vai encontrar:

Os arranha-céus modernos começaram a ser construídos no século XIX, na cidade de Chicago. Logo, se espalharam por todo os Estados Unidos, ganhando, posteriormente, a Europa e o restante dos continentes. Naquele momento, a descoberta do concreto armado possibilitou a construção dessas estruturas diferenciadas. Mas também é possível construir com outros materiais construtivos, como a madeira. Desse modo, o que são os arranha-céus de madeira?

Com o intuito de falar um pouco mais sobre essa inovação e a tendência desse tipo de construção para os próximos anos, preparamos esse breve artigo. Continue lendo e confira!

Por que construir arranha-céus de madeira?

O concreto-armado é um elemento construtivo muito útil, pois reúne dois materiais excelentes no que diz respeito à resistência aos esforços que uma construção sofre em suas estruturas. O concreto e o metal são ótimos aliados em uma estrutura segura. Dessa maneira, o elemento foi utilizado em larga escala durante do o século XX e até os dias de hoje, sendo um dos principais elementos da construção civil.

Contudo, nos últimos anos, têm surgido novas alternativas construtivas, com o objetivo de oferecer uma variedade maior para que empresas e pessoas possuam ter acesso a espaços diferenciados. Além disso, questões como a sustentabilidade tem recebido um grande peso na escolha de novos materiais de construção, pois este segmento do mercado é um dos que mais consome água e energia elétrica, além de gerar grandes resíduos (lixo).

E o concreto, para ser produzido, necessita de muita água. Esse é um dos motivos de alternativas ao concreto serem buscadas no mundo atual, pois a água é um recurso escasso e muitos cientistas alertam para a necessidade de poupar esse recurso tão precioso. Outro ponto importante para a substituição e diminuição do consumo de concreto se dá nas reservas de agregado miúdo (areia).

Em geral, esse material é extraído de margens e leitos de rio. Como a fiscalização nem sempre é eficiente, a retirada do material afeta de forma direta rios de todo o nosso país, prejudicando a fauna e flora local e, em casos graves, alterando o curso do rio e a sua vitalidade.

E uma alternativa muito interessante para o concreto armado é a madeira, embora, em nosso país, ela não seja muito utilizada na construção de edificação, especialmente em elementos estruturais. Todavia, você sabia que a madeira é um excelente material, que apresenta grande resistência estrutural e pode ser elemento da estrutura de arranha-céus?

É o que vários arquitetos e engenheiros de diversos locais do mundo têm descoberto.

E além disso, o uso da madeira é sustentável. Isso porque a madeira pode ser extraída de forma sustentável, seguindo regras para que a extração não prejudique a saúde de ambientes florestais e permita a renovação da vegetação, respeitando o tempo de recarga. Outra estratégia muito utilizada é a utilização de madeira de reflorestamento.

Quais são os países pioneiros na construção dessas estruturas?

Quando se fala em sustentabilidade, os países pioneiros e mais avançados no quesito são os países mais ricos, que atravessaram o processo de industrialização primeiro e exploraram seus recursos naturais de forma exponencial. Por esse motivo, são os países que mais investem e fazem pesquisa sobre a temática da sustentabilidade. Além disso, o alto nível educacional desses locais permitem maior consciência da sociedade civil sobre o tema.

O mercado da construção civil, a fim de atender essa demanda, constrói com materiais mais sustentáveis, como a madeira. Outro ponto importante a ser destacada são as políticas públicas adotadas por esses países, mais firmes e que buscam o desenvolvimento sustentável. Entre os países, destacamos o Canadá, países europeus como Espanha, França, Alemanha e Reino Unido e países Escandinavos. Na Ásia, podemos destacar o Japão e Cingapura. Na Oceania, Austrália e Nova Zelândia.

Como você pode notar, países que se destacam pelo alto IDH, são os que mais investem nesse tipo de construção. Países com recursos naturais limitados também. Desse modo, países com grande PIB, mas com grande quantidade de recursos, como os EUA, não são destaque nesse tipo de construção, apesar de você encontrar grandes exemplos.

Entre as edificações que podemos citar como exemplo, podemos destacar o edifício Mjøstårnet, na Noruega, o Brock Commons Tallwood House, em Vancouver, Canadá. Ambos são estruturas altas para as edificações de madeira, com esta última alcançando 53 metros de altura. Com a evolução da construção de arranha-céus de madeira, a tendência é que a altura das edificações construídas a partir desse material seja cada vez maior.

A importância do orçamento de obras em construções sustentáveis

Técnicas e matérias primas sustentáveis são os elementos que pensamos em primeiro lugar quando falamos de sustentabilidade. Porém, a sustentabilidade na construção civil — e em qualquer segmento econômico ou social, vai muito além disso. É necessário entender a essência do conceito e criar uma cultura sustentável.

Um dos pilares para a sustentabilidade é evitar o desperdício de recursos — tanto de matéria-prima quanto de capital. Isso pode ser feito de diversas formas, como o uso da tecnologia para racionar a utilização dos materiais construtivos e racionalizar a sua aplicação. Outro ponto está relacionado ao conforto térmico e utilização de iluminação natural, que reduzem a necessidade do gasto com energia elétrico, um dos principais inimigos do meio ambiente nos dias atuais.

Por fim, devemos destacar o orçamento de obras, que permite a construção de edificações enxutas, que não gastam mais do que realmente deveriam gastar para que ficasse pronta. No orçamento de obras, é importante levar em consideração vários fatores, como metodologias, técnicas e utilização de softwares de ponta, além da capacitação profissional dos colaboradores da empresa.

E quando falamos de software, podemos destacar o OrçaFascio, com alcance nacional e aplicação versátil. Muitos cursos e conteúdos também são produzidos sobre orçamento de obras e demais assuntos relacionados à construção civil.

Sendo assim, os arranha-céus de madeira têm se mostrado uma excelente alternativa sustentável para os tempos atuais. Aliado a isso, é importante utilizar instrumentos tradicionais da engenharia para alcançar uma construção realmente sustentável, com o orçamento de obras.

Melhore sua gestão orçamentária

O OrçaFascio é considerado por arquitetos, engenheiros e construtores como o maior e melhor software de orçamento de obras para construção civil. A plataforma congrega ferramentas imprescindíveis para seu orçamento independente de seu tamanho ou complexidade arquitetônica.

incluindo as principais bases de composições nacionais e do seu estado como, SINAPI da Caixa Econômica Federal, SBC e SICRO.

As principais instituições pública e privadas utilizam o OrçaFascio devido à sua praticidade, com interface otimizada para a execução do orçamento 8x mais rápido. Assim, você conquista tempo e evita desperdício financeiro pela eficácia na gestão orçamentária. Experimente grátis o módulo Premium por 7 dias e comprove.

Agora que você já sabe o que fazer para economizar em reformas, entenda a importância da responsabilidade técnica em construções e reformas!

Compartilhe essa publicação