
Um orçamento de obras completo tem muito mais garantias de assertividade quando utilizamos uma ferramenta adequada. Uma delas é o BIM - Building Information Modeling.
Isso acontece porque com o BIM você é capaz de ter informações precisas de quantidade de materiais, a ordem de execução e muito mais, antes mesmo de começar a obra.
Sabemos que a cultura dentro da construção civil não costuma valorizar novas tecnologias, já que se utiliza muito conhecimento adquirido através do tempo e da experiência. No entanto, cada vez a evolução terá que fazer parte da nossa área e empresas que não se adequarem, vão ficar para trás.
Se você quer estar por dentro desse assunto, entender o uso dessas novas ferramentas e, assim, executar um trabalho de mais qualidade, continue a leitura!
Leia também: Implantação BIM: tudo que você precisa saber antes de começar
O que é o BIM - Building Information Modeling
O BIM - Building Information Modeling, ou em português, Modelagem da Informação da Construção, é uma tecnologia que permite construir uma obra completa em 3 dimensões na tela do computador. Nele é possível visualizar detalhes construtivos como materiais e metragens, além de compatibilizar projetos.
É como se fosse uma construção virtual representando a obra real, porém, tudo isso é feito antes mesmo do projeto começar a ser executado. Isso faz com que todo o processo se torne mais ágil, planejado e preciso.
Isso quer dizer que o BIM vai além da representação 3D. Afinal, ele é um modelo virtual, não apenas uma imagem de tudo que será executado, desde a concepção até a construção. Além disso, ele ainda pode incluir itens como manutenção e demolição.
O conceito BIM vem de 1974 quando o professor Charles M. Eastman, do Instituto de Tecnologia da Georgia nos Estados Unidos, criou a metodologia Building Description System – BDS ou Sistema de Descrição da Construção. Esse sistema tinha a intenção de mostrar que o computador poderia melhorar os pontos fortes dos desenhos feitos em papel.
Já o conceito BIM veio somente em 1992, depois que G.A. van Nederveen e F.P. Tolman publicaram um artigo abordando as múltiplas visões de modelagem da construção, onde os participantes do projeto poderiam gerenciar e controlar todo o processo de maneira digital.
As dimensões do BIM
Para extrair todas as informações do projeto, o BIM explora diversas dimensões:
- 3D: é a representação da construção de maneira tridimensional, a chamada maquete eletrônica;
- 4D: é a análise da duração da obra, ou seja, o tempo que vai demorar para ser construída. Também elabora os cronogramas de compra de material e as previsões das etapas de mão de obra;
- 5D: é a análise de custos, ou seja, o orçamento dos valores de materiais, mão de obra e outros. Além da realização de um cronograma físico-financeiro de forma automática;
- 6D: é a avaliação de sustentabilidade da construção;
- 7D: é a gestão da construção.
Nesse artigo vamos tratar do BIM 5D, ou seja, como elaborar um orçamento de obras utilizando o Building Information Modeling.
Como fazer um orçamento de obras utilizando BIM 5D - Building Information Modeling
Realizar a estimativa de custos de uma obra utilizando o BIM 5D é produzir um orçamento para todo o ciclo de vida do projeto. Isso quer dizer que é possível obter informações precisas de todas as etapas da construção de forma fácil e controlada.
Com o projeto em 3D é possível fazer o levantamento de quantitativos, além dos cálculos necessários para a execução do orçamento. Isso tudo com dados muito próximos ao real, ao comparar previsão com o gasto na obra.
Se enquanto no orçamento tradicional, o profissional faz o levantamento dos materiais, muitas vezes sem muita precisão ou com valores arredondados, com a utilização do BIM o próprio software calcula automaticamente essas informações de maneira precisa. Além disso, é possível fazer alterações nesses dados de forma simples e sem precisar refazer os cálculos.
Vantagens de utilizar o BIM no orçamento de obras
A modelagem BIM foi uma revolução na construção civil e facilita tanto o orçamento quanto o próprio gerenciamento da obra como um todo. Conheça mais algumas vantagens de utilizar o BIM 5D na elaboração dos custos:
- Análise de interferências: a análise automatizada do modelo, também conhecida como clash detection verifica possíveis interferências, antecipando problemas que podem ocorrer na obra;
- Agilidade: com a integração das informações e a visualização dos itens que compõem a obra, fica mais fácil e rápida a elaboração do orçamento. Afinal, a ferramenta gera as listas de materiais de forma instantânea, sem levantamentos manuais;
- Controle: tanto as características da própria ferramenta quanto o fato de integrá-la com diversos profissionais, faz com que haja um maior controle sobre as informações, os cálculos e os próprios custos;
- Economia: fica claro que com maior agilidade e controle é possível economizar tanto em custos quanto em capital humano;
- Exigências em licitações: já são diversos os governos estaduais que estão exigindo orçamentos do obra feitos com o BIM. Inclusive, a nova Lei de Licitações e Contratos, n° 14.133/2021 prevê que a modelagem deve ser adotada preferencialmente;
- Facilidade nas alterações: qualquer alteração necessária é feita de forma simples e rápida;
- Maior planejamento: o compartilhamento de informações faz com que melhore o processo de tomada de decisão, além de um monitoramento constante de todas as fases do projeto;
- Maior precisão: com a modelagem BIM, a precisão dos custos é muito maior, sendo necessário apenas revisar e controlar o processo de quantificação pelo orçamentista.
OrçaBIM - a solução para seu orçamento de obras
O OrçaBIM é um plugin disponibilizado pelo OrçaFascio com integração do sistema de orçamento de obras OrçaFascio ao Revit - software BIM para orçamentos.
Isso faz com que você possa utilizar o BIM 5D de maneira fácil, reduzindo o tempo de trabalho e evasão de custos do empreendimento. Isso porque ele extrai automaticamente os quantitativos do projeto no Revit, sem precisar fazer levantamentos manuais.
Quer fazer um teste grátis do OrçaFascio e aproveitar o plugin OrçaBIM? Clique aqui!
Leia também: Implementando o BIM: dicas para uma adoção bem-sucedida na Engenharia Civil
E se você quer receber mais conteúdos como este, é só acompanhar o Blog do OrçaFascio e ficar sempre por dentro das tecnologias da construção.
Perguntas Frequentes
Veja outros artigos

NBR 5410: o guia completo sobre a norma

Revit 2026: conheça as principais novidades

Qual a importância de usar a tabela SINAPI
Receba todas as novidades
Seja o primeiro a saber das próximas lives, e receba conteúdos e materiais exclusivos direto na sua caixa de entrada.