Desonerado e não desonerado, qual a diferença?

Mais de 5.000 clientes revolucionando suas obras
Teste Grátis

Nós últimos anos uma dúvida surgiu na cabeça dos orçamentistas, principalmente naqueles que estão no início carreira - qual tabela de preços devo usar em meus orçamentos de obras, desonerada ou não desonerada?

A lei estabelecia que 20% do salário dos funcionário com carteira assinada era destinado a previdência social (INSS). Para estimular a economia indústria o governo federal permitiu a desoneração da folha de pagamento, a partir da Lei nº 12.546/2011 o empresário poderia optar por pagar de 1 à 2% em cima do valor da receita bruta.

Em 31 de agosto de 2015 a então presidente Dilma Rouseff fez alteração, através da lei 13.161, onde aumentou a alíquota de tributação de 2% para 4,5%.As principais tabelas construção civil, SINAPI e SICRO, possuem tanto desonerada quanto não desonerada.

A partir de uma avaliação você poderá optar por uma ou outra lembrando que deve informar ao governo sua opção, existe dois casos que a desoneração deixa de ser uma vantagem:

  • Quando você terceiriza sua mão de obra;
  • Empresas construtoras que também são incorporadoras, onde a contribuição substitutiva incide sobre a receita da venda de imóveis além da venda de serviços

Em resumo as tabelas que não tem desoneração são passiveis de recolhimento de 20% em cima do valor da mão de obra e as tabelas

Compartilhe esse texto
A importância da Tecnologia e Inovação na Construção Civil
Baixe agora mesmo
Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form.
O próximo passo do orçamento de obras chegou
Conheça o módulo de IA da OrçaFascio e veja como a inteligência artificial passa a apoiar decisões, composições e preços.
Participar da live de lançamento

Perguntas Frequentes

Veja outros artigos

Atas de Adesão: como ganhar agilidade e segurança jurídica

Atas de Adesão: como ganhar agilidade e segurança jurídica

Atas de Adesão permitem contratar com rapidez, economia e segurança jurídica via ARP. Veja como aplicar o Registro de Preços em 2026. 
6/1/2026
Leia mais
NR 18: guia completo sobre segurança e saúde na construção civil

NR 18: guia completo sobre segurança e saúde na construção civil

Entenda o que é a NR 18, para que serve e quais são as principais exigências de segurança e saúde na construção civil.
6/1/2026
Leia mais
NR 35: tudo sobre a norma de segurança em trabalhos em altura

NR 35: tudo sobre a norma de segurança em trabalhos em altura

Saiba o que é a NR 35, quais são suas principais exigências para trabalhos em altura e como aplicá-la para garantir segurança e conformidade.
29/10/2025
Leia mais
Orçamento de Obras