BLOG

Engenheiro orçamentista: entenda como se diferenciar ao utilizar um software de orçamento de obras

Compartilhe essa publicação
Aqui você vai encontrar:

Entre as carreiras na construção civil que mais têm ganhado visibilidade nos últimos anos, o engenheiro orçamentista merece atenção. Este profissional é responsável por realizar o orçamento da obra ou de etapas da obra. Para auxiliar o seu trabalho, pode contar com várias ferramentas, como software de orçamentos.

Não há exigência legal para a carreira. Desse modo, uma pessoa apenas formada em engenharia civil pode exercer a profissão. Contudo, as empresas costumam exigir que o profissional tenha, pelo menos, uma pós-graduação em engenharia de custos.

O recurso mais utilizado por um engenheiro orçamentista são planilhas, com muitas linhas e fórmulas complexas. Esse processo é bastante manual e demorado. E aqui perguntamos, e se tudo isso pudesse ser mais prático, gastando menos tempo e ainda abrindo espaço para o profissional dar atenção aos detalhes? Então, quais são as vantagens que um software de orçamento proporciona ao engenheiro orçamentista? Fizemos esse artigo para responder todas as dúvidas relacionadas ao tema.

Acompanhe!

Quais são os desafios que enfrenta o engenheiro orçamentista?

Com grandes poderes vêm grandes responsabilidades! 

O engenheiro orçamentista é uma das carreiras mais valorizadas na atualidade, mas o profissional que atua na área deve ter muita atenção, pois reúne  responsabilidades enormes em uma construtora.

O principal desafio, portanto, é lidar com essa pressão a seu favor e não deixar que ela interfira na qualidade do seu trabalho. Por atuar diretamente com uma ferramenta muito sensível, a margem de erro do profissional deve ser próxima a zero.

Porém, erros no orçamento ocorrem e  eles geram prejuízos para o profissional e para a construtora, e até mesmo a desclassificação  em processos de licitação de obra pública. Desse modo, o orçamentista de obra que “menos erra” é mais valorizado no mercado da construção civil.

Além da precisão, o profissional que atua nessa área deve elaborar o orçamento de forma ágil. Muitos engenheiros que optam por essa carreira são autônomos. Dessa forma, quanto mais rápido elabora um orçamento, mais orçamentos fará em um mesmo espaço de tempo — o que aumenta os seus ganhos.

Outro desafio importante está em integrar o orçamento de obras às outras etapas, como planejamento e gestão do canteiro de obras. Afinal, o orçamento não funciona como uma ferramenta isolada, mas sim como um instrumento que guia outros processos para obtenção de um resultado melhor.

Por fim, outro desafio recorrente na carreira do orçamentista é a adequação do seu trabalho às normas legais das legislações que tratam sobre orçamento de obras, além das determinações do Tribunal de Contas da União (TCU).

Como um software de orçamento contribui positivamente no trabalho do engenheiro orçamentista

trabalho do engenheiro orçamentista

Como você viu, o engenheiro responsável pelo orçamento de obras tem muitos desafios em sua carreira. Uma forma muito direta de resolvê-los é com a adoção de um software de orçamento de obras. Entre as contribuições positivos de utilizá-lo, destacamos:

·   Precisão na elaboração de orçamento;

·   Agilidade na produção de orçamento de obra;

·   Integração do orçamento com outros processos de gestão,planejamento e projetos 3D;

·   Integração atualizada das tabelas de composição de preço;

·   Adequação do orçamento às exigências legais;

·   Diminuição do estresse e melhora na qualidade de vida.

Agora, vamos ponto a ponto para entender as contribuições de um software para orçamentistas:

Precisão na elaboração de orçamento

O orçamento trabalha com números e números não erram, certo? Bem, na verdade não é bem assim. Vários fatores interferem na composição de preço e apenas o conhecimento matemático não é suficiente para garantir o acerto na elaboração do orçamento de obras.

É necessário contar com ferramentas que levam em consideração o contexto e particularidade da construção, incluindo os preços dos serviços e materiais na região.

Além disso, por melhor que seja o profissional, ele continua sendo humano e, portanto, suscetível ao erro. Os softwares auxiliam nesse aspecto por automatizar parte dos processos, validar e informar divergências em preços e acessar as bases de composição mais atualizadas diretamente do próprio banco de dados oficial.

Agilidade na produção de orçamento de obra

Quem trabalha com orçamento está sempre com um prazo à vista. Dessa forma, é necessário que este trabalhe de forma rápida. Com uso de planilhas do Excel, o prazo é apertado ou muito maior do que o necessário enquanto utilizado um software de orçamento de obras.

A agilidade na produção de orçamentos com o software é alcançada por diversas razões, mas a principal delas é a automação dos processos.

Integração do orçamento com outros processos de gestão e planejamento

Quem é engenheiro orçamentista sabe que o orçamento de obras não é e nem pode ser tratado como um instrumento isolado de outros processos de planejamento e gestão. Ele orienta outras etapas de gerenciamento da construção.

Dessa maneira, um software de orçamento e também de gestão facilita essa integração a outros documentos, como o cronograma físico-financeiro, gestão de compras e Relatório Diário de Obras.

Integração atualizada das tabelas de composição de preço

Tabelas de composição de preço são índices que norteiam a elaboração do orçamento de obras. Existem diferentes tabelas no mercado, sendo a principal nacional delas, a Tabela SINAPI, gerida pela Caixa Econômica Federal.

Essas tabelas informam o preço de serviços, materiais e insumos para construir uma edificação em determinada localidade. Em algumas situações, o uso da tabela pode ser obrigatório, como é o caso da utilização da Tabela SINAPI para orçamento de obras públicas federais.

Adequação do orçamento às exigências legais

O orçamento de obras deve seguir algumas normas e regras legais. Caso o orçamento esteja fora do padrão, a empresa pode ser desclassificada de uma concorrência de obra pública.

Dessa forma, contar com um software que faça orçamento nos padrões exigidos pelo TCU e normas legais contribui para ter projetos alinhados às normas e com maiores chances de aprovação.

Diminuição do estresse e melhora na qualidade de vida

Esse ponto, por mais que não seja técnico, é muito importante quando avaliamos a adição de um software de orçamento de obras para otimizar o trabalho. É a melhora da qualidade de vida com a redução do estresse. Pela pressão e importância do orçamento, a atividade do engenheiro orçamentista é muito desgastante — o que pode gerar problemas sérios, como o Burnout.

Assim, a utilização de um software de orçamento contribui para redução da carga de trabalho e pressão, reduzindo o estresse e melhorando a qualidade de vida do profissional e de sua equipe.

Software OrçaFascio para orçamento e gestão de obras

Para a sua alegria, existe um software que reúne todas as qualidades apresentadas ao longo deste artigo: o OrçaFascio. Ele foi criado por orçamentista que sabe muito bem como é o dia a dia desse profissional. O principal ponto forte do software foi entender que o orçamento é parte de toda engenharia de custo e deve se relacionar com outras etapas, e não ser uma ferramenta isolada.

Por isso, o OrçaFascio conta com módulos que ajudam a agilizar a produção do orçamento em até 8x. 

Além disso, a plataforma está adequada às exigências legais e normas do TCU, o que a torna uma das preferidas por construtoras que almejam se destacar no mercado de obras públicas.

Assim sendo, o engenheiro orçamentista precisa encontrar caminhos para diminuir o estresse do seu trabalho e aumentar a sua produtividade, com mais precisão, qualidade e velocidade na elaboração do orçamento, podendo ganhar mais dinheiro e melhor reconhecimento do mercado. E um software como o OrçaFascio é a melhor solução que ele pode ter para solucionar seus desafios. Faça agora mesmo uma demonstração grátis Orçafascio!

Compartilhe essa publicação