Veja como fazer um relatório fotográfico de obra

O relatório fotográfico de obras é um importante documento a ser produzido. Ele pode ser utilizado junto a outros documentos, como o Relatório Diário de Obras para que sejam comprovadas quais foram as medidas tomadas em cada etapa da obra, assim como assegurar trabalhadores, empresa e demais envolvidos com o planejamento e execução da obra.

Pensando nisso, fizemos este artigo para abordar tudo que é relevante sobre esse assunto, destacando o que é um relatório fotográfico de obras, como montá-lo, para que ele serve.

Continue lendo este artigo e saiba muito mais sobre o assunto!

O que é um relatório fotográfico de obras?

O relatório fotográfico é um documento que empresas e profissionais produzem para acompanhar a execução de um determinado trabalho. Dessa forma, um relatório fotográfico de obras serve para acompanhar a execução de uma obra do começo ao fim.

Além das imagens (fotografias), é necessário que sejam incluídas anotações e descrições sobre as fotos que estão sendo utilizadas nas vistorias, ou mesmo no momento que o serviço é feito.

E para que serve o relatório fotográfico?

A aplicação desse documento é comum em vários segmentos, como serviços de manutenção predial, em que a utilização deste relatório serve para analisar a funcionalidade de um determinado sistema (especialmente hidráulico, hidrossanitário e elétrico). Isso é, avaliando se há algo que está impedindo seu pleno funcionamento.

O responsável pelo relatório fotográfico de vistoria, que pode ser um profissional engenheiro, técnico em edificações, arquiteto ou mesmo estagiário, tira fotos de elementos que compõem os sistemas e coloca as considerações sobre o que encontrou nas fotos, apontando os problemas e sugerindo as possíveis soluções.

Outra aplicação se dá para acompanhar a execução de obras de engenharia. O autor da vistoria produz o relatório de maneira periódica a fim de documentar e descrever o andamento de cada etapa da obra.

Alguns exemplos práticos da aplicação desse importante documento são:

  • Desenvolver um histórico das manutenções realizadas em uma edificação, ou em um sistema da estrutura (estrutural, hidráulico, elétrico, lumínico, etc.);
  • Auditoria de serviços realizados por fornecedores terceirizados;
  • Acompanhamento da execução de serviços de engenharia e arquitetura, como fundação, pavimentação, acabamento, aterramento, etc.;
  • Acompanhamento das etapas das diferentes etapas da obra e sua documentação;
  • Comparação das edificações antes e depois de serem realizadas as manutenções prediais.

Como montar um relatório fotográfico de obra?

O relatório fotográfico pode ser feito por diferentes profissionais. Além disso, pode ser feito por um funcionário da empresa ou mesmo por um auditor externo, seja de um órgão público ou instituição privada.

Para tal, é importante que ele leve para o campo um formulário com as anotações, uma câmera fotográfica ou até mesmo um smartphone.

Após o responsável técnico tirar as fotos que servirão para compor o relatório, e fazer as anotações em campo indicando as informações técnicas necessárias, ele deve criar um documento com as fotos dos procedimentos que foram feitos.

Dessa maneira, junto de cada imagem, o relatório deve apresentar legendas, que devem descrever o porquê da imagem ter sido feita e a sua importância para o relatório.

Ademais, o relatório fotográfico de obra deve apresentar outras informações importantes, como a identificação do cliente, data que foi realizado, identificação da empresa que fez o relatório (ou instituição), assim como o objetivo da produção do relatório.

Caso seja importante, é possível adicionar uma observação geral com identificação do serviço, obra ou equipamento.

Como esse relatório se relaciona a outros importantes documentos?

O documento é muito importante para a documentação da obra. Além disso, se relaciona com outros importantes documentos, como é a questão da medição de obras e o relatório diário de obras, documentos que exigem a aplicação de fotos para ficarem mais ricos.

O relatório de medição de obras tem como finalidade aumentar o controle de projetos de construção. Como o nome sugere, esse instrumento trata sobre a mensuração do trabalho que está sendo realizado, levando em consideração materiais, recursos financeiros, tempo e mão de obra.

Por outro lado, temos o Relatório Diário de Obras, que como o nome sugere, é um documento que informa como foi o dia a dia na obra. Desse modo, é indicado que seja feito e atualizado diariamente, indicando os processos mais importantes daquele dia.

Softwares e apps para relatório fotográfico de obras

Não existe uma única forma de fazer o relatório fotográfico de obras. Ele pode ser feito com o uso de programas simples, como é o caso do Word ou mesmo uma planilha do Excel.

Todavia existem maneiras mais efetivas de fazer o relatório fotográfico de obra, como é o caso dos softwares de gestão de obras. Com o uso desses softwares, é possível evitar o retrabalho na correção do escritório, ou mesmo o trabalho em excesso por conta da falta de padronização do relatório e dos processos da sua execução.

Isso ocorre pois a produção do documento é feita de forma automatizada, com informações coletadas em campo pelo celular (smartphone) ou tablet. Além disso, o documento fica salvo automaticamente na nuvem, o que evita perdas de arquivos, muito comum quando salvamos em programas mais simples do pacote Office.

Outro ponto importante que os softwares oferecem em relação aos programas tradicionais está em informações adicionais, como localização GPS e assinatura digital.

Um bom software que une todas essas características é o OrçaFascio, que apresenta a funcionalidade para relatórios em seus apps Medição de Obra e Diário de Obras. Cada módulo do software oferece 100 MB de armazenamento para imagens na nuvem.

Além disso, há uma padronização dos documentos, com a sugestão de modelo de relatório fotográfico, com todos designs uniformizados e com as informações contidas ajustáveis de maneira prática e rápida. Ou seja, o responsável técnico só tem o trabalho de adicionar as informações que coletou (imagens e anotações).

A principal vantagem de aplicação deste relatório está em dar credibilidade ao trabalho realizado, especialmente para clientes e auditorias externas, uma vez que este evidencie todo o trabalho realizado.

Ademais, é importante para gestão interna da construção e dos projetos da construção civil, pois cria evidência e histórico dos serviços. Ou seja, pode ser utilizado para otimização dos serviços realizados.

Por fim, este documento serve como uma ferramenta prática para alinhar os andamentos do projeto de acordo com o planejamento feito, além de alinhar as diferentes equipes presentes em uma construtora (supervisores, gestores), além de construtores e auditores externos.  

Sendo assim, o relatório fotográfico de obra é um importante documento para a construção civil, especialmente em aspectos como histórico e documentação da construção. E você, o que está esperando para otimizar a produção desse documento em suas obras?

Aproveite e faça um teste grátis nos módulos de Medição e Diário de Obras do OrçaFascio durante 7 dias. 

Receba todas as nossas novidades sobre a construção civil

Cadastre-se agora na nossa newsletter, é grátis.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *




Enter Captcha Here :

Posts relacionados

Anterior
Próximo